top of page

Artigo descobre alterações moleculares no cérebro e no sangue de pessoas que cometeram suicídio

  • 25 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura



Um estudo publicado na revista Psychiatry Research, identificou um conjunto de alterações moleculares presentes no cérebro e no sangue de indivíduos que cometeram suicídio. De acordo com os cientistas brasileiros, o artigo tinha o intuito do artigo de descobrir fatores de suscetibilidade e potenciais alvos terapêuticos. 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo. Entre pessoas de 15 a 29 anos, o suicidio representa a quarta principal causa de morte. 

 “Contudo, apesar do enorme impacto psicológico, social e econômico gerado pelas mortes por suicídio, a identificação do risco é feita apenas com base em entrevistas clínicas. Os mecanismos neurobiológicos associados às alterações comportamentais ainda são pouco elucidados. E esse foi o foco de nosso estudo”, explicou a neurocientista Manuella Kaster, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora da pesquisa. 

 

Segundo a Agência Fapesp, a neurocientista explicou que os cientistas analisaram uma grande quantidade de dados, disponíveis na literatura, sobre alterações moleculares encontradas no cérebro e no sangue de indivíduos que cometeram suicídio.

 

ANÁLISE

As alterações moleculares podem ser interpretadas como “marcadores de risco” e fornecer novas pistas em neurobiologia, formando um importante auxílio às informações levantadas nas entrevistas clínicas. 

 

“Um dado notável observado em diferentes estudos é que muitos indivíduos procuram serviços de saúde no ano anterior à tentativa de suicídio ou ao suicídio. Mas, devido às dificuldades na identificação do risco, não recebem a atenção que poderia evitar o desfecho”, afirma Kaster.


Fonte: Bahia Noticias Foto: Reprodução Redes Sociais

 
 
 

Comentários


Untitled design (3).png

A julgar pelos seus quase 20 anos de existência, a rádio EDMAIS FM WEB tem muito o que contar acerca de sua história. Mas, resumidamente, nasceu de um sonho de seu proprietário, o radialista Cláudio Cacau, de criar uma emissora no ainda pouco explorado mundo da internet.

Contato e Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook

Links Rápidos

©2023 por Edmais FM Web. Desenvolvido por MD Comunicação.

bottom of page