A Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA), afirmou que capturou novos ruídos, nesta quarta-feira (21). A captura se deu através de uma sonda, na área onde o submarino desapareceu enquanto fazia uma expedição com turistas aos destroços do Titanic.
O capitão Jaime Frederick junto com coordenadores da busca, contou que os sons escutados foram registrados também nesta manhã, além dos capturados ontem.
Aviões canadenses que detectaram os ruídos desta quarta. A procura pelo submarino desaparecido perto do naufrágio do Titanic se concentra justamente onde esses barulhos foram capturados.
Mesmo com a operação sendo reajustada em função desses ruídos, os coordenadores da busca adminitiram que ainda não se sabe com certeza se o barulho veio do submarino que sumiu. "Não sabemos o que eles são", afirmou o capitão.
Conforme publicou o G1, o oceanógrafo, Carl Hartsfield, que auxilia nas operações, explicou que é difícil discernir fontes de ruídos, mas há múltiplos sensores, e os maiores especialistas do mundo estão analisando os dados.
"Cada ruído está sendo analisado, buscam-se padrões, mas é algo muito complexo no oceano, é preciso ter análise acústica, os ruídos são como de batida, mas é preciso ter todo o contexto", disse o especialista.
"Posso dizer pela minha experiência que há sons biológicos, mas as pessoas que ouviram os ruídos são treinadas. Há também navios na região (que podem gerar barulhos), e isso precisa ser eliminado. A equipe está fazendo buscas na região correta. É preciso buscar a área correta, é o melhor que se pode fazer", contou Hartsfield.
Frederick disse ainda que mais navios devem chegar ao longo desta quarta-feira ao local das buscas.
Até a manhã desta quarta, mais oito navios e novas sondas chegaram à zona de buscas no Oceano Atlântico, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá
Fonte: Bahia Noticias Foto: OceanGate / Reprodução
Commentaires