Para poder assistir com segurança ao eclipse solar previsto para a tarde deste sábado (14), que deve começar por volta de 15h30 horário da Bahia, algumas orientações devem ser seguidas. Segundo especialista ouvidos pela CNN Brasil, a primeira dica é não olhar diretamente para o sol sem usar proteção especializada.
São recomendados também óculos para eclipse solar certificados em conformidade com ISO 12312-2 ou um visualizador solar portátil. Para aqueles mais equipados, vale usar telescópio, binóculos ou câmera com filtro solar especial na frente, que funciona da mesma forma que os óculos para eclipses.
Ainda segundo a CNN, os raios solares ainda podem queimar através do filtro dos óculos ou do visor, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo óptico, e podem causar graves danos aos olhos. Outro detalhe é que se a pessoa costuma usar óculos, ela deve mantê-los e em seguida colocar óculos para eclipses sobre eles ou segure um visualizador portátil na frente deles, de acordo com a American Astronomical Society.
Coloque os óculos para eclipse antes de olhar para cima e lembre-se de não olhar para o sol antes de removê-los novamente. No caso de crianças, é preciso redobrar os cuidados. Em relação aos óculos de sol, eles não funcionarão no lugar dos óculos para eclipses ou visualizadores solares, que são 100 mil vezes mais escuros e seguem um padrão internacional. Não use óculos de eclipse ou visualizadores solares rasgados, arranhados ou danificados.
Os eclipses também podem ser vistos indiretamente com um projetor pinhole, como um furo feito em um cartão. A maneira correta de usá-los é ficar de costas para o sol e segurar o cartão. O pinhole projeta uma imagem do sol no solo ou em outras superfícies. Mas nunca olhe para o sol enquanto o vê desta forma e não olhe diretamente para ele através do orifício.
Outros projetores pinhole que você já pode ter em mãos incluem escorredores de macarrão, chapéus de palha ou qualquer coisa com pequenos furos. Os pequenos buracos refletirão o crescente do Sol durante um eclipse parcial ou um anel durante o eclipse anular.
FOTOGRAFAR
Em caso de fotografar o fenômeno, a orientação é garantir que a câmera tenha um filtro solar protetor. Depois, usar um tripé para evitar que a imagem do anel de fogo fique borrada à medida que o céu escurece. Focar manualmente a câmera e alterar a exposição pode ajudar com a escuridão à medida que ela desce durante o evento, de acordo com a Nasa.
Fonte: Bahia Noticias Foto: Divulgação / Nasa / Aubrey Gemignane
Comments