Ponte Salvador-Itaparica vai ter túneis e ligação com avenida de Salvador; saiba mais
- edmaisfmsite
- há 14 horas
- 2 min de leitura

O Governo da Bahia apresentou, nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. A sessão ocorreu na Sala das Comissões Deputados Luís Cabral e Herculano Menezes, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o diretor de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, e representantes do consórcio responsável pela obra.
CRONOGRAMA E OPERAÇÃODe acordo com o governo, as obras estão previstas para começar em fevereiro de 2026, com entrega ao tráfego em junho de 2031. O contrato de concessão tem duração de 35 anos, sendo um ano para licenciamento, cinco anos de obras e 29 de operação. O aditivo contratual foi assinado em junho de 2025 e a mobilização dos canteiros deve ocorrer em dezembro do mesmo ano.
ACESSO PELA VIA EXPRESSAA ponte terá conexão direta com a Via Expressa, escolhida entre 15 opções analisadas. O acesso contará com 4,4 km de viadutos e dois túneis de 425 metros. Do lado de Vera Cruz, haverá uma nova rodovia e a duplicação da BA-001, garantindo maior fluidez para quem segue em direção ao Recôncavo e ao Baixo Sul.
ESTRUTURA DA OBRACom 12,4 km de extensão, a ponte será a maior da América Latina. O projeto prevê três faixas em cada sentido e um separador móvel que poderá ser ajustado conforme o tráfego. O vão central terá 482 metros de largura e 85 metros de altura, permitindo a passagem de grandes embarcações. Já os mastros principais vão alcançar 218 metros de altura.
IMPACTO PARA A BAHIAA obra é considerada uma transformação social, urbana e econômica para o estado. A estimativa é de que cerca de 10 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a nova ligação, que vai aproximar Salvador do interior e reduzir o tempo de viagem para diversas regiões. O desejo por essa conexão é antigo: já em 1878 havia registros de pedidos para ligar a capital à Ilha de Itaparica.
PPP E GESTÃO
O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), que inclui construção, operação e manutenção do sistema rodoviário. A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica é formada pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC), China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), CCCC Second Harbor Engineering (SHEC) e China Railway Construction Bridge Engineering Bureau Group Ltd. (CRGB).
Comentários