
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico relacionado ao risco elevado de surtos de dengue tipo 3 na América do Sul e na América do Norte. Segundo a entidade de saúde, o sorotipo já foi notificado em países de ambos continentes, a exemplo de Brasil, Peru, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e México. O documento da autarquia indicou ainda que a Argentina registrou alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.
“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, afirmou a organização, em nota.
Além deste terceiro tipo, o vírus da dengue possui outros sorotipos diferentes. Porém, a imunidade contra um sorotipo permite proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo a qual a pessoa foi acometida.
“O aparecimento ou o aumento da circulação de um sorotipo que antes não era predominante em uma região pode levar a um aumento de casos de dengue, devido à maior suscetibilidade da população”, descreveu a Opas.
No Brasil, o sorotipo 3 não circula de forma predominante desde 2008. A entidade informou que acompanha com preocupações sobre um possível impacto deste segmento da enfermidade.
“O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública. [...] O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, completou a Opas.
Fonte: Bahia Noticias Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Commentaires