Não é só geleira: o que explica aumento 'inesperado' do nível do mar?
- edmaisfmsite
- 16 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar.
O responsável pelo aumento não é apenas o derretimento de geleiras, mas principalmente um fenômeno chamado "expansão térmica".

O que é a expansão térmica?
O principal gatilho do fenômeno é o aquecimento global. As altas temperaturas atmosféricas afetam também os oceanos e, quando a água deles se torna mais quente, seu volume se expande…
Para entender a expansão térmica, pense no que acontece na sua cozinha. Imagine primeiro uma panela com água fria sobre o seu fogão desligado. Se você acender a chama em seguida, depois de alguns minutos, ela corre o risco de transbordar. O mesmo acontece, grosso modo, com o mar. Mas este processo na natureza é mais lento e complexo.
Calor "chega" ao oceano de diversas formas. Geralmente, a água do mar se organiza em camadas, de acordo com sua temperatura e densidade. As águas mais quentes são as de superfície, porque são mais leves que as frias, sempre mais densas. Na maioria dos lugares, o calor da superfície se "espalha" bem devagar para as camadas seguintes até o fundo do ocea…

O aquecimento das águas tem sido "apressado" por ventos fortes em algumas áreas. Eles agitam as camadas do oceano o suficiente para gerar uma mistura vertical, levando águas quentes de superfície mais facilmente às profundezas. Grandes correntes, como nos mares do Hemisfério Sul, têm bagunçado as camadas do oceano, segundo a Nasa.
El Niño ainda piora tudo. O fenômeno, que aquece as águas, também movimenta grandes quantidades delas geralmente do Oceano Pacífico Ocidental ao Pacífico Oriental e Central, causando ainda mais movimento vertical de calor nos mares.
Cenário é preocupante pela rapidez do aumento…

O avanço do nível do mar gerou marés altas o suficiente para destruir muros que protegiam as praias em Coverack, no condado britânico de Cornwall (Cornualha), em 2022
Imagem: Teamjackson/Getty Images…
Fonte: G1.globo
Comentaris