O Ministério da Saúde negocia a aquisição emergencial de 25 mil doses de vacina contra a mpox (varíola dos macacos). A informação foi divulgada pela pasta, nesta quinta-feira (15). O órgão tenta a compra com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A medida seria para auxiliar na prevenção da doença, que foi declarada emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No ano passado, durante a primeira emergência global pela variante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu o uso emergencial da vacina Jynneos para combater a enfermidade, já que o imunizante não era licenciado no país na época. Depois da liberação, a autorização foi renovada em fevereiro de 2024 e venceria novamente este mês, onde o ministério já solicitou um novo pedido de renovação.
A Anvisa explicou que o imunizante é para adultos com idade igual ou superior a 18 anos e tem prazo de até 60 meses de validade, sendo conservado entre - 60 graus Celsius (ºC) e -40º C. A prorrogação da dispensa temporária e excepcional é válida por seis meses sendo restrita ao Ministério da Saúde.
A enfermidade infecciosa é causada pelo mpox, vírus que afeta seres humanos e também animais. Entre os sintomas da doença estão febre, dores musculares, fadiga, lesões cutâneas e Linfadenopatia.
Comentarios