top of page

Injeção semestral contra HIV custará até R$ 20,9 mil no Brasil

há 2 horas
2 min de leitura


O lenacapavir, medicamento injetável de ação prolongada para prevenir a infecção pelo HIV, já tem preços máximos ao consumidor definidos no Brasil: R$ 20,9 mil por injeção, aplicada a cada seis meses.


A definição dos valores pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) representa uma nova etapa para a chegada do produto ao mercado brasileiro, cerca de nove meses após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar seu uso como prevenção contra o HIV. 


O preço já consta no sistema oficial de consulta da agência. A aprovação do preço máximo, contudo, não significa que o medicamento já esteja disponível nas farmácias. A fabricante Gilead Sciences ainda precisa viabilizar a distribuição e a comercialização do produto no país. 


O lenacapavir é considerado uma das principais inovações recentes na prevenção do HIV. Diferentemente dos medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP) de uso diário, a fórmula permite manter a proteção com aplicações semestrais, realizadas por profissionais de saúde. 


Em janeiro, a Anvisa autorizou seu uso preventivo em adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos. Estudos clínicos apresentados à agência demonstraram eficácia de até 100% em um dos grupos pesquisados. 


A chegada ao SUS (Sistema Único de Saúde), porém, depende de outras etapas. O medicamento precisa passar por avaliação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), além de decisão favorável do Ministério da Saúde. 


Em setembro, a Folha mostrou que um acordo entre a Gilead e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) havia aberto um novo caminho para o fornecimento do lenacapavir a países da América Latina, incluindo o Brasil.


O acordo não estabeleceu publicamente preços ou prazos para o fornecimento brasileiro. O Ministério da Saúde já havia tentado negociar diretamente a aquisição do medicamento com a fabricante, sem sucesso nas tratativas realizadas em julho.


Fonte: Bahia Noticias Fotos: Reprodução / Agência Brasil

 
 
 

Comentários


Untitled design (3).png

A julgar pelos seus quase 20 anos de existência, a rádio EDMAIS FM WEB tem muito o que contar acerca de sua história. Mas, resumidamente, nasceu de um sonho de seu proprietário, o radialista Cláudio Cacau, de criar uma emissora no ainda pouco explorado mundo da internet.

Contato e Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook

Links Rápidos

©2023 por Edmais FM Web. Desenvolvido por MD Comunicação.

bottom of page