O resultado do IDEB 2023, avaliação nacional das escolas brasileiras, publicado no último dia 14, mostra que a maioria dos municípios do Baixo Sul não está avançando nas metas estabelecidas pelo MEC a cada dois anos.
A quarenta dias das eleições municipais, esse problema deve ser prioridade máxima para os candidatos a prefeito e vereadores, tendo em vista que todos os outros problemas sociais como o aumento da violência, o desemprego, a informalidade e a vulnerabilidade social, por exemplo, são gerados por uma educacão que não garante aprendizagem adequada às crianças e jovens, dificultando o seu desenvolvimento qualificado.
Essa defesagem é um alerta máximo para que a população exerça mobilização social sobre o que está acontecendo com a Educação na maioria dos municípios e a região possa avançar, saindo dessa situação de estagnação e até de retrocesso como mostra o IDEB 2023.
O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é um sistema de avaliação das escolas brasileiras realizado a cada dois anos, o último feito em 2023, que toma por base os dados de aprovação do Censo Escolar e a realização de uma prova de Português e Matemática pelos alunos do quinto e nono ano do Ensino Fundamental, e do terceiro ano do Ensino Médio. Abaixo, o quadro comparativo dos resultados do Ensino Fundamental por município no Baixo Sul.
Comments