Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que de janeiro a setembro deste ano o setor de turismo na Bahia cresceu 13,9%, enquanto no país o aumento foi de 7,9%. Comparando os dados atuais com os números de 2022, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), responsável pela análise dos dados, apontou que, em setembro, o aumento foi de 17,1% no estado e 6,4% do índice no Brasil.
Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, os números devem ser comemorados, mas não devem gerar “acomodação”. "Não podemos e não vamos nos acomodar. Precisamos avançar mais, porque temos potencial para isso. Quero conclamar a todos os envolvidos, para que sigamos trabalhando firmes, em busca de resultados ainda mais expressivos", ressaltou o gestor.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, também endossou os resultados. "Temos que comemorar, mas não vamos diminuir o ritmo de trabalho. As agências estão investindo em uma alta temporada de movimento histórico".
Como grandes beneficiários do turismo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Bahia (Abrasel), representada pelo presidente executivo Luiz Henrique do Amaral, comemorou os números: "o segmento gastronômico foi o que enfrentou maior dificuldade para se recuperar da pandemia, e está tendo a oportunidade de colher bons resultados com o crescimento contínuo do turismo no estado, que conta também com o esforço dos nossos associados", afirmou.
Fonte: Bahia Noticias Foto: Divulgação / Setur
Comments