O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, se reúne nesta segunda-feira (5) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a ministra da saúde, Nísia Trindade, no Palácio do Planalto. As reuniões vão acontecer em meio à explosão de casos de dengue no Brasil.
O diretor-geral da OMS visita oficialmente o Brasil para o lançamento do Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente. A iniciativa visa eliminar, problemas de saúde pública, doenças que acometem mais intensamente as populações em vulnerabilidade social, a exemplo da tuberculose, malária, HIV e hanseníase.
Segundo interlocutores do governo, via O Globo, além desses temas, o encontro deve servir para as autoridades discutirem os crescentes casos de dengue que o país tem enfrentado. O Ministério da Saúde iniciou os trabalhos do centro de operações de emergência no último sábado (3). A equipe vai coordenar as iniciativas de combate à doença e monitora o avanço no Brasil.
Os números da enfermidade no Brasil vem chamando atenção da população e de especialistas. Só no mês de janeiro foram 232,9 mil casos identificados no país nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2024, período que foi até 27 de janeiro, segundo dados do ministério. No mesmo período do ano passado, foram registrados 65.366, o que revela crescimento de 252%.
Fonte: Bahia Noticias Foto: José Cruz / Agência Brasil
Comments