CONVENÇÃO ELEVA TEMPERATURA DA GUERRA DOS VICES EM VALENÇA
Temperatura elevadíssima nesse domingo, 28. A convenção do Avante, mostrou que a anunciada guerra dos vices teve implosão de candidatura e fritura de nomes dados como certos.
Sem definir previamente qual nome seria homologado, a escolha ficou à mercê de jogadas de última hora, um desgaste para as lideranças e uma baita derrapada política.
O silêncio em torno de quais nomes comporão os vices das chapas que farão suas convenções até o dia 04/08 tem potencial para mais conteúdo explosivo. Na federação PV/PT/PCdoB/PSB, por exemplo, o apelo da campanha é Lula, mas as costuras para a escolha do vice indicam um nome do bolsonarismo, o que deve dar pano pra manga, com novo embate.
No grupo do PSD/PODEMOS/MDB/PMN/PRD/NOVO, a escolha do vice tem nomes de consenso e não deve ter surpresas. Quanto ao grupo do atual prefeito e o de Valdemar da Conect, a previsibilidade em torno dos escolhidos, pelas jogadas recentes, é alta. Mas surpresas não estão descartadas porque o jogo, apesar de sutil, é bruto.
Nunca na história de Valença a escolha de vices foi tão esclarecedora sobre um jogo de poder que faz o município refém há muitos anos. Podres poderes, como diz a música de Caetano Veloso, que nem de longe estão ocupados com propostas sólidas para a melhoria de Valença, com seus tantos desafios atuais e futuros.
Comments