top of page

Cientistas chineses descobrem novo coronavírus em morcegos com potencial de transmissão para humanos




Pesquisadores chineses identificaram uma nova linhagem do coronavírus HKU5 em morcegos, com potencial para ser transmitida a humanos, por utilizar o mesmo receptor celular do vírus causador da Covid-19.  

 

O vírus pertence ao subgênero merbecovírus, que inclui o patógeno responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Segundo os cientistas, ele demonstrou capacidade de se ligar à enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) humana, mecanismo usado pelo Sars-CoV-2 para infectar células.  


“Relatamos a descoberta e isolamento de uma nova linhagem (linhagem 2) do HKU5-CoV, que pode utilizar não apenas a proteína ACE2 de morcegos, mas também a de humanos e outros mamíferos", explicaram os autores do estudo, publicado na última terça-feira (18) na revista Cell.  


Apesar da descoberta, os pesquisadores ressaltam que a capacidade de infecção desse novo vírus é significativamente menor do que a do Sars-CoV-2, e que o risco de transmissão para populações humanas não deve ser superestimado. No entanto, recomendam o monitoramento contínuo para prevenir possíveis surtos.  


O estudo foi conduzido por cientistas da Academia de Ciências de Guangzhou, Universidade de Wuhan e Instituto de Virologia de Wuhan em um laboratório na cidade de Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China.


Fonte: Bahia Noticias Foto: ANSA/EPA

Comments


bottom of page