top of page
Buscar

BOIPEBA DETÉM TÍTULO DE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO

  • edmaisfmsite
  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura

Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, tem responsabilidade redobrada pela eleição à Diretoria de Meio Ambiente da UPB



Boipeba detém tantos títulos inéditos, que a maioria dos seus habitantes e visitantes nem sabem. Devido à riqueza de seu patrimônio natural, a região de Boipeba foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. E o que isso significa? As Reservas da Biosfera da UNESCO são lugares ideais para se testar e demonstrar abordagens inovadoras de desenvolvimento sustentável, que reconciliam a conservação da diversidade biológica e cultural com o desenvolvimento socioeconômico.  



"Cobra chata" denominação dada pelos indigenas como Boipeba, é também a segunda ilha mais bonita da América do Sul, atrás apenas da Ilha de Páscoa, no Chile, eleita por internautas no Traveller's Choice 2013. Fundada no século XVI, a vila de Boipeba, chamada "Velha Boipeba", também apresenta arruamentos com mais de três séculos de existência, tendo a igreja do Divino Espírito Santo como uma das atrações culturais seculares.



Mas o que a ilha tem de tão especial está mesmo nas suas belíssimas praias que a fazem ser chamada de "Caribe brasileiro". Cercadas por vegetação típica da Mata Atlântica, com árvores frutíferas nativas, várias espécies de palmeiras, restingas, recifes de corais e vasto manguezal, Boipeba chamou a atenção, em  2024, do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas, que a classificou como a 40.ª melhor praia do mundo. Certamente esse diferencial mundial está na rica reserva ambiental que compõe a APA (Área de Preservação Ambiental) das Ilhas de Tinharé e Boipeba, constituída em 1992.


As dificuldades de acesso contribuem para a preservação ambiental de Boipeba. Mas a paradisíaca ilha não está livre da especulação imobiliária que ameaça devastá-la com projetos turísticos fora de sintonia com as frágeis e raras condições do ecossistema local. A preocupação dos comerciantes, pescadores e moradores em manter o ambiente vai ganhando corpo, com iniciativas coletivas que vão desde a seleção do lixo descartável, à distribuição de cartazes alertando os turistas para respeitarem as regras de preservação. 


Boipeba e seus tesouros naturais não é pouca coisa não, gente! Para Cairu, Baixo Sul e a Bahia, deter um título mundial de Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO é uma rica oportunidade de projeção muito além dos prospectos turísticos e das boas intenções que não saem do papel. 


Com a assuncão do prefeito Hildécio Meireles à Diretoria de Meio Ambiente da União dos Municípios da Bahia (UPB), para o biênio 2025-2026, o representante de Cairu se projeta como responsável pela promoção de ações efetivas para a sustentabilidade e gestão ambiental de Boipeba e Cairu, com replicacões sistêmicas em todos os municípios do Baixo Sul e da Bahia.


Uma baita responsabilidade, tendo em vista os grandes desafios da própria coleta e destinação do lixo no arquipélago de Cairu, atualmente problemática! Bem como as pressões políticas dos interesses econômicos que lideranças ambientais enfrentam, como em Boipeba e demais ilhas de Cairu.

Commentaires


bottom of page