top of page

Bahia tem 49 casos de Febre do Oropouche




A Bahia registrou 49 casos de Febre do Oropouche em 2024. Os dois novos casos foram registrados na cidade de Mutuípe. As notificações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (12). As outras cidades que também notificaram a doença foram Tapeorá (3), Teolândia (23), Laje (10), Valença (10) e Salvador (1) 

 

Anteriormente, a Sesab tinha informado que a situação é um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica na região do baixo sul, onde se concentra a maior parte dos municípios afetados. A pasta não divulgou detalhes sobre o estado de saúde e a identidade dos pacientes.

 

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.


Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.

 

A secretaria informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado realiza investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença no estado, além de destacar que não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública.

 

O órgão estadual reforçou ainda a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos, e enfatizou que a população deve continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele e além de procurar orientação médica, se necessário.


Fonte: Bahia Noticias Foto: INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho

Comments


bottom of page